O Estado de São Paulo é maior produtor de banana do país, com 1 milhão de toneladas produzidas por ano, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA).
É inegável a importância socioeconômica da bananicultura para São Paulo e para o Brasil.
Investindo nesse setor de extrema importância, a Secretaria de Agricultura recebeu nesta quinta-feira (06/04) a Associação do Bananicultores do Vale do Ribeira (ABAVAR). Os produtores Ezio Carlos Borges, diretor presidente da ABAVAR e Jeferson Magario, diretor vice-presidente. foram recebidos pelo secretário de Agricultura, Antonio Junqueira.
A reunião teve como objetivo a exposição da proposta da Secretaria para se utilizar as tecnologias desenvolvidas pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA) para aprimorar o transporte e o armazenamento da banana no Estado de São Paulo. As alternativas podem controlar possíveis pragas nas frutas, além de garantir a validade dos alimentos e evitar desperdícios.
O secretário Antonio Junqueira acrescentou que os institutos estão "sempre à disposição" do setor produtivo para pesquisas aplicadas com enfoque em melhorias dos produtos paulistas.
Ainda, foram tratadas a aproximação dos produtores da região com a Câmara Setorial da Banana e o alinhamento de demandas para o incremento à bananicultura no Vale do Ribeira.
Também estiveram na reunião o dirigente da assessoria técnica da Pasta, Alberto Amorim, e o coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas, José Carlos Faria Júnior.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo