Digite o que procura
Foto: Divulgação
11/04/2019
Projeção em 3D no teto, óculos de realidade virtual e mesas interativas com painéis de LED sensíveis ao toque. A tecnologia desperta a curiosidade e convida o público que frequenta os estandes de expositores da 18ª Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, a fazer uma verdadeira viagem pelo mundo digital.
Pensando em proporcionar maior interatividade com os produtores rurais, estudantes e profissionais que passam pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Comigo (ITC), as empresas decidiram divulgar seu portfólio de produtos e serviços de maneira inovadora.
Uma das principais atrações tecnológicas da maior feira de agronegócio do Centro-Oeste é a imersão no interior do domo, instalado no estande da Bayer. Envolta por uma lona, a estrutura metálica, de mais de cinco metros de comprimento e oito metros de diâmetro, recebe visitantes a cada meia hora. Mais de 400 pessoas já haviam passado pelo local até a última quarta-feira, dia 10 de abril.
Na estrutura, os visitantes ficam acomodados em pufes espalhados pelo chão e o interior do ambiente é climatizado. Olhos e ouvidos ficam atentos para um vídeo 360° projetado no teto e que apresenta um novo fungicida da empresa contra doenças da soja. Em seu estande, a fabricante de defensivos agrícolas também disponibiliza aos visitantes tablets e fones de ouvido para que eles possam assistir, em uma mesa interativa, a vídeos institucionais sobre o conjunto de produtos oferecidos pela marca.
Fabricante de equipamentos de irrigação, a Netafim disponibiliza em seu estande os óculos de realidade virtual que permitem a visualização de um projeto de irrigação por gotejamento subterrâneo em formato 3D em uma fazenda. O especialista agronômico William Damas diz que mais de 50 pessoas já participaram dessa imersão. “É uma experiência bacana porque oferece uma possibilidade diferente e dinâmica de conhecer o projeto e como ele funciona”, diz.
Agricultura moderna
O consultor de desenvolvimento de mercado da Bayer, Renato Neves, diz que a empresa utiliza as ferramentas para divulgar três pilares da agricultura moderna: tecnologias digitais e serviços, proteção de cultivos e sementes e biotecnologias. “Acreditamos muito na evolução da agricultura e o uso de tecnologia no Brasil se intensificou nos últimos anos. Essa transição na administração das fazendas, de pais para filhos, está se antecipando. Antes, eram pessoas de 45 a 50 anos que assumiam as propriedades. Hoje, a faixa etária passou de 25 a 35 anos. São pessoas com perfil mais tecnológico”, avalia.
Outra empresa que também investiu em tecnologia foi a Enlist, especialista no controle de ervas daninhas, que apresenta um circuito de três ambientes em seu estande. Vídeos institucionais são exibidos em telões e, na última sala, os visitantes têm uma “surpresa”: recebem um jato de vapor d´água para simular uma deriva de herbicidas que ocorre após uma aplicação inadequada e pode causar danos às lavouras vizinhas.
O estudante de Agronomia, Leandro Ribeiro, aprovou a experiência. “Achei interessante, inovadora e gostei bastante da explicação”, relata.
FICHA TÉCNICA
18ª Tecnoshow Comigo
Data: 08 a 12 de abril de 2019 (segunda a sexta-feira)
Local: Centro Tecnológico Comigo (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Horário: 8 às 18 horas
Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.
Site: www.tecnoshowcomigo.com.br | Twitter e Instagram: @tecnoshowcomigo
Fonte: Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO