Digite o que procura
21/10/2021
A II Semana Canavieira Canaplan, que acontece de 25 a 29 de outubro, contará com a participação da ICL América do Sul em sua feira virtual. A Canaplan é uma empresa de consultoria e representação voltada principalmente ao setor agroindustrial da cana-de-açúcar, com 35 anos de atuação. No espaço destinado à empresa, será possível conhecer o lançamento Forcy Cana e Sync Cana, que chegou ao mercado no último ano.
Forcy Cana promove a aceleração do metabolismo da planta após condições de estresse abiótico, como hídrico e por geadas. Exclusivo para a cultura da cana-de-açúcar, traz em sua composição tecnologias de última geração que promovem uma nutrição específica para a fase vegetativa da cana-de-açúcar, dentre eles 12 nutrientes (Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Enxofre, Boro, Cobre, Cobalto, Molibdênio, Magnésio, Manganês, Níquel e Zinco) e promotores hormonais.
“Forcy Cana é um produto foliar, único porque une fisiologia e nutrição em uma única solução, além de trazer economia de tempo e maior rendimento operacional. Ele é ideal para aplicações aéreas, mas também recomendado para uso terrestre. Tem alta solubilidade e compatibilidade com a maioria dos produtos fitossanitários e biológicos. Em função da alta solubilidade, permite alto rendimento operacional cobrindo 30 hectares em um voo de aplicação aérea padrão. Por conta dos promotores hormonais presentes, o produto melhora ainda o alongamento dos colmos e sistema radicular das plantas”, informa o gerente de Marketing para Cana-de-açúcar da ICL América do Sul, Bruno Domingues.
Maior absorção e translocação de nutrientes
Desenvolvido no Brasil pelo time de P&D ICL América do Sul, Forcy Cana faz parte da solução oferecida para a fase vegetativa da cultura, que trouxe uma média de 15,8% a mais de TCH em pesquisas realizadas em 2020, no Centro de Inovação da ICL América do Sul, em Iracemápolis (SP), e em mais de 30 áreas-testes na região Sudeste do País. Além disso, com a utilização do produto, os canaviais tiveram maior absorção e translocação de alguns nutrientes, conforme dados a seguir: Zinco (Zn) – Absorção 5,7 vezes maior e translocação 1,4 vezes maior; Manganês (Mn) – Absorção 22,5 vezes maior e translocação 6,4 vezes maior; e acréscimo de 5,5% no acúmulo de matéria seca.
Superação dos estresses mais críticos
Com foco no desenvolvimento radicular da cana-de-açúcar, Sync CanaMD é um produto que, por sua composição, ajuda as plantas a superarem os estresses mais críticos pelos quais passam durante o desenvolvimento do canavial. “Não adianta estimular um sistema vegetativo muito alto, ter uma planta viçosa e o sistema radicular perder muita água. Dessa forma, o canavial sentirá a deficiência e perderá produtividade. Nutrientes, aminoácidos e ativadores hormonais contidos em Sync CanaMD fazem com que os hormônios da planta, principalmente a auxina e citocinina, trabalhem de forma organizada”, explica Domingues, que recomenda a aplicação do produto no sulco de plantio e no corte da soqueira, anualmente.
Com um sistema radicular mais desenvolvido, que reduz os estresses durante os períodos de estiagem, por exemplo, a planta explora melhor o seu potencial genético, resultando em mais toneladas de cana por hectare (TCH). “Em testes de campo com produtores e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), chegamos a até 15% a mais de TCH”, comemora Domingues. Outro ponto de extrema importância para o manejo do canavial pelo produtor está, segundo o engenheiro agrônomo, na mistura da calda. “Além desse benefício, Sync CanaMD possui, em sua formulação, micronutrientes blindados (mantém pH na faixa ideal de aplicação), como se fosse uma capa protetora, que promovem misturas seguras, mantendo a eficiência de defensivos adicionados à calda”, afirma.
Programa Nutricional Supera
Forcy Cana e Sync Cana fazem parte do Programa Nutricional Supera, que contempla as melhores tecnologias e inovações da ICL América do Sul em fisiologia e nutrição foliar de plantas posicionadas para cada fase do desenvolvimento da cultura visando aumento de produtividade, praticidade e rentabilidade. Seu objetivo é reduzir os impactos causados por estresses por meio de uma nutrição equilibrada durante todo o ciclo das culturas. Para isso, é disponibilizado um portifólio completo: fertilizantes de solo de liberação controlada, tratamento de mudas, fertilizantes foliares, produtos de ação fisiológica e adjuvantes. Assim, os canaviais poderão expressar todo o seu potencial produtivo.
Fonte: Assessoria de Imprensa ICL América do Sul - Connectare Comunicação