Digite o que procura
10/05/2021
"Notícias ruins como um payroll [relatório de emprego dos EUA]fraco é bom pra bolsa, ou seja, continua mantendo o Fed prisioneiro dessa estratégia que já dura mais de uma década de estimular a economia atrás de juros baixos", afirma André Machado, fundador do Projeto Os 10%, escola de traders.
A animação lá fora empurrou o Ibovespa para um fechamento em 121.115 pontos, abrindo caminho para buscar seu recorde histórico, em 125.320 pontos, segundo Igor Graminhani, analista gráfico da Genial Investimentos. O principal ETF brasileiro em Nova York, EWZ, opera em alta nesta manhã.
Se, de um lado, a alta nos preços de commodities impulsionam as ações de empresas do setor, do outro reforça as preocupações com a inflação.
Assim, os investidores preparam suas posições em mercado para a divulgação amanhã do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de abril e da ata do Copom. Segundo Machado, a "super terça", deve ajudar a tirar as dúvidas deixadas pelo Banco Central no comunicado de sua decisão na última semana sobre a Selic, considerado "confuso".
"O Copom deixou contratado um aumento de 0,75 ponto, mas não deixou claro se depois disso continua sendo mão pesada nos juros ou se iria segurar novos aumentos. Isso deve vir mais claro na ata de amanhã", diz Machado.
A pimenta de incertezas e ruídos políticos da semana - que pode desandar a "receita do mercado" - vem do orçamento "secreto" para liberação de verbas para apoiadores do governo do presidente Jair Bolsonaro.
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo mostra que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) foi expandida na gestão Bolsonaro, loteada pelo Centrão e vai aplicar cerca de um terço dos R$ 3 bilhões do orçamento secreto para emendas parlamentares.
O Estadão informou que parte dos recursos das emendas vai para a compra de tratores e equipamentos agrícolas com preços superfaturados, por isso, a nova novela de Brasília vem sendo chamada de "tratoraço".
"Isso com certeza vai botar mais lenha nessa fervura que é o ambiente político de Brasília, que já está em clima de CPI da Pandemia e agora com esse escândalo que lembra muito o escândalo dos "Anões do Orçamento' de 30 anos atrás", lembra Machado.
Agenda
O Banco Central apresenta, às 8h25, a pesquisa Focus semanal com estimativas do mercado. No boletim da semana finda em 30 de abril, a mediana das projeções de economistas para alta do PIB em 2021 voltou a subir, de 3,09% para 3,14%.
Além disso, a CPI da Pandemia ouve, hoje, três governadores de Estado em uma discussão sobre a compra de vacinas de forma descentralizada, a partir das 10h.
Na agenda externa, as atenções se voltam para a China, onde serão divulgados dados de inflação ao consumidor relativos ao mês de abril, às 22h30.
Bolsas internacionais
Em dia de agenda vazia no continente, as bolsas europeias são negociadas sem direção única, mas com o índice principal - o Stoxx Europe 600 - avançando em direção a um novo recorde hoje, liderado por ações relacionadas a commodities.
Os índices futuros dos EUA também estão mistos, uma vez que os investidores consideraram que os dados decepcionantes de empregos da semana passada levarão a taxas de juros mais baixas por mais tempo.
A maioria das bolsas asiáticas teve uma sessão positiva neste início de semana, com exceção de Hong Kong. Em Tóquio, o índice terminou a sessão em alta de 0,55%, liderado por ganhos nas ações de metalúrgicas e montadoras e automóveis.
Em Hong Kong, as ações encerraram a sessão ligeiramente em baixa, com a gigante chinesa de tecnologia Meituan estendendo a forte desaceleração com uma investigação antitruste que o governo impôs na empresa de entrega na semana passada. O índice de referência Hang Seng caiu 0,05%.
Na China, ações chinesas terminaram a sessão em alta, se recuperando das perdas acentuadas da semana passada, quando o sentimento dos investidores estava mais fraco após um feriado de cinco dias no país. O Índice Composto de Xangai subiu 0,27%, e o Índice Composto de Shenzhen somou 0,19%. O Índice de Preços ChiNext, que sofreu a pior queda na semana passada, ganhou 0,4% .
Já em Seul, as ações sul-coreanas atingiram um fechamento recorde, com o benchmark Kospi subindo 1,63%. Varejistas e companhias aéreas geraram ganhos.
Fonte: Extraído do Valor Investe
Fonte: Extraído do Valor Investe