Além da cana paga com valor mais alto do que as demais usinas pernambucanas, dezenas de pequenos agricultores cooperados da usina no município de Timbaúba receberão nesta quinta-feira mais R$ 1 por cada tonelada de cana de açúcar fornecida na última safra. A nova moagem deve iniciar no próximo dia 19 e deve ter a presença do governador
Na quinta-feira (1º), no clube da usina Coaf, antiga Cruangi em Timbaúba, será realizado o 3º encontro dos fornecedores de cana cooperativados da unidade industrial. O evento, que abordará sobre novas tecnologias para o setor canavieiro, assim como aconteceu nas edições anteriores, servirá também para distribuição de sobras financeiras da última safra da unidade com os pequenos produtores cooperados da Coaf, que é uma cooperativa da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP).
“As sobras começaram a ser distribuídas há alguns meses, aprovadas na assembleia dos cooperativados. Estaremos entregando para aqueles que ainda não receberam. A maioria são de pequenos agricultores. Ao todo, a usina Coaf tem cerca de 450 cooperados da Zona da Mata Norte do Estado”, conta Alexandre Andrade Lima, presidente da Feplana, AFCP e da Coaf.
A cooperativa arrendou e reativou a usina Cruangi na safra 2015/2016. E, desde então, restabeleceu e mantém cerca de 3,8 mil postos de trabalho no parque fabril e nos canaviais dos agricultores envolvidos na atividade. Nas últimas safras, a Coaf tem sido a usina pernambucana que paga ao agricultor a cana com maior valor de ATR, indicador de qualidade e preço.
A Coaf arrendou a usina até o começo da década de 2040. “O governador Paulo Câmara tem apoiado a iniciativa desde o início”, diz Andrade Lima. O gestor sancionou uma lei onde garante um crédito presumido adicional no ICMS do etanol produzido por usinas cooperativadas por canavieiros, a exemplo da Coaf e da Agrocan, outra cooperativa que reativou a usina Pumaty, em Joaquim Nabuco, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Na abertura da moagem dessas usinas, o governador costuma comparecer. Lima adianta que o início da nova safra na Coaf deve ser no próximo dia 19, se a chuva parar; se ocorrer, o governador já garantiu que participará.