A fabricação do açúcar é um processo delicado e a qualidade do produto final resulta de um controle rigoroso de processo, com a medição instantânea e precisa de Brix (teor de sólidos na massa cozida), de líquidos brutos e processados. A complexidade está relacionada também a granulometrias diferentes: enquanto a produção do açúcar cristal exige cristais uniformes, cristalinos, evitando os finos e conglomerados, o refinado demanda várias etapas de processamento para remover impurezas, em uma operação com alto consumo de recursos hídricos e energéticos.
Tais características, segundo Jaasiel Martínez, Gerente de Medições de Líquidos na Vaisala, líder global em medições industriais, ambientais e meteorológicas, tornam essencial a escolha de ferramentas de controle corretas, seja para aumentar o rendimento ou diminuir custos de produção. “Pensando em atender às condições do processo, desde a fase líquida até a de massa cozida, elaboramos um webinar para discutir gargalos presentes no dia a dia da indústria açucareira e como superá-los, a partir de dispositivos de medição resistentes, que não sejam afetados por diferentes fases do processo nem pelo aumento do teor de cristais durante a produção”, diz Martínez.
O webinar, no formato digital, tem acesso gratuito, e abordará medições do Brix em aplicações de extração, evaporação, clarificação do caldo, cristalização, centrifugação, processo de refino e descoloração, além da separação cromatográfica, para melhor rendimento e qualidade do produto final. O evento é dirigido a engenheiros e técnicos envolvidos diretamente na fabricação e qualidade do açúcar.
A indústria de alimentos produz commodities consumidas em todo o mundo e obedece a regulamentações rígidas de higiene para comercialização, como garantia de qualidade e segurança alimentar, fatores que demandam ferramentas de controle de processos extremamente confiáveis. “O monitoramento contínuo, em linha, das concentrações traz benefícios para o processo industrial desde a entrada e operações intermediárias ao processamento do produto e controle de fluxos e resíduos, atendendo a especificações de consumo, e, de forma alinhada, às melhores práticas que devem nortear a fabricação do açúcar”, salienta Martínez.
O webinar “Controle de indicadores baseados em graus Brix para a indústria açucareira” será realizado no dia 8 de setembro, on line, e as inscrições são gratuitas.