No último dia 25 de novembro deste, aconteceu no Hotel Royal Tulip em Ribeirão Preto, o VI Seminário de Motomecanização do GMEC, Grupo que foi formado a 36 anos por profissionais dessa área do Setor Sucroenergético e até os dias de hoje, mantem-se atuante e forte dentro da cadeia do setor de cana no Brasil.
Esse ano tivemos a participação no evento de aproximadamente 300 profissionais, entre eles representantes de 50 grupos de usina diferentes, de vários estados do Brasil e da América Central, entre associados, fornecedores de cana, consultores, patrocinadores e profissionais de apoio. Os patrocinadores do VI Seminário mostraram o que tem de mais novidades em suas áreas de atuação e tecnologia, sendo inclusive, homenageado com o Troféu Inovação, sendo que nesse ano, a vencedora do troféu foi a Jacto, com inovações na área de veículos autônomos. As apresentações foram trilhadas com muitas novidades e aplicações para o setor, além disso, tivemos as palestras técnicas feitas por especialistas do setor canavieiro do Brasil e uma usina da Guatemala na América Central. Um ponto forte também foram os dois painéis de debates, sendo o primeiro sobre o conceito de colheita de cana em duas ruas simultâneas e o outro, a chegada da tecnologia de motores Euro 6, que fala da norma de emissão de poluentes, para todos veículos produzidos a partir de 2023.
Após as sessões de apresentações, tivemos a entrega dos prêmios para os vencedores do quiz realizado durante todo o evento, onde dois participantes conquistaram as melhores pontuações e também uma confraternização com todos participantes presentes até o momento do coquetel servido no inicio da noite, onde nesse ambiente, puderam trocar experiencias, falar de suas necessidades no dia-a-dia de suas atividades, compartilhar conhecimento e nessa descontração, também encontrar colegas de trabalhos, principalmente com a volta dos eventos presenciais. O próximo seminário do GMEC será realizado em novembro 2023, onde, desde já fica o convite para todos associados em participar e contribuir para o crescimento da gestão da motomecanização do setor.